Descubra como aulas oferecidas gratuitamente tem impactado centenas de crianças
No Vale do Aço, região conhecida por suas siderúrgicas que abastecem vários países de ferro e aço, uma iniciativa vem mudando a vida de crianças e jovens por meio da arte do ballet. O Margaridas Projetos, que vem se destacando por sua dedicação à inclusão social e educação através de atividades culturais, oferece aulas gratuitas de ballet para jovens de 5 a 17 anos, em Timóteo, Antônio Dias e Santana do Paraíso.
Desde 2019, o projeto já impactou mais de 2000 alunos, com mais de 300 crianças atualmente matriculadas. Além das técnicas de dança, as aulas também ensinam disciplina, trabalho em equipe e autoconfiança, preparando os jovens para desafios dentro e fora das salas de aula.
Durante a pandemia de 2020, as aulas migraram para o formato online, uma adaptação que permitiu que o projeto continuasse durante um período de incertezas, ajudando pais e filhos a se manterem seguros em casa. Nesta época, as aulas alcançaram centenas de crianças em todo o país.
Eventos de sucesso e reconhecimento
De lá pra cá muita coisa mudou e o projeto tomou uma proporção ainda maior!
As alunas do Margaridas Projetos tiveram a oportunidade de brilhar em palcos importantes. Em 2023, por exemplo, a apresentação do espetáculo “Aladdin” foi um marco, ocorrendo em dois eventos de grande porte: um na Praça 29 de Abril, em Timóteo, com 2000 espectadores, e outro no Centro Cultural Usiminas, atraindo 800 pessoas.
E para fechar 2024 com chave de ouro, o projeto realizou o espetáculo “Frozen is coming” com duas sessões bem disputadas, que chegaram a alcançar mais de mil espectadores.
Esses eventos não apenas destacaram o talento das alunas, mas também serviram como uma vitrine para a comunidade ver o impacto transformador do ballet.