A partir de segunda-feira (19), a população do Distrito Federal com idade a partir de 6 meses poderá se vacinar contra a gripe na rede pública de saúde. Inicialmente, a campanha era restrita a grupos prioritários, como gestantes, idosos e pessoas com deficiência.
A Secretaria de Saúde do DF informa que a medida visa aumentar a cobertura vacinal e, assim, reduzir complicações e mortes associadas ao vírus influenza. No momento, há um estoque de 300 mil doses disponíveis.
Os imunizantes podem ser encontrados em 164 salas de vacina nas unidades básicas de saúde (UBS). Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.
Balanço da vacinação
Até a última terça-feira (13), 272 mil pessoas do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde foram imunizadas no DF. No último Dia D de mobilização, realizado no sábado (10), foram aplicadas 11.861 doses.
Importância da vacinação
O vírus influenza é atualmente a principal causa de mortes por doenças respiratórias no Brasil. Estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA aponta que a vacinação pode reduzir em até 35% o risco de hospitalizações em grupos de risco.
O imunizante, que é atualizado anualmente de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), protege contra os vírus H1N1, H3N2 e B. Além disso, pode ser aplicado simultaneamente com outras vacinas do calendário básico de vacinação.