A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) retoma nesta quarta-feira (7) a vacinação atualizada contra a covid-19 voltada para a cepa JN.1. A nova remessa inclui 20.700 doses, e o primeiro grupo a ser vacinado serão os idosos em instituições de longa permanência.
Além disso, o município recebeu 13.040 doses do imunizante Pfizer Baby, destinado a crianças de seis meses a 4 anos. A vacina é considerada segura e eficaz na prevenção da variante mais recente, reduzindo o risco de internação e mortalidade.
Para que os idosos possam se vacinar, é necessário que tenham recebido a dose anterior há pelo menos um ano. Sem data definida, a expectativa é que, em breve, outras doses sejam disponibilizadas para imunizar outros grupos prioritários nas 240 salas de vacinação estabelecidas nas unidades de atenção primária, como clínicas da família e centros de saúde.
As vacinas também estão disponíveis em duas unidades do Super Centro Carioca de Vacinação, localizadas em Botafogo e no Park Shopping Campo Grande.
DIA D
No próximo sábado (10), das 8h às 17h, ocorrerá o Dia D de vacinação contra a gripe, com atendimento em todas as salas das unidades de atenção primária, no Super Centro Carioca e em centenas de pontos extras pela cidade. Estão previstas mais de 500 mil doses da vacina contra a influenza.
A vacinação contra a gripe é disponibilizada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, exceto aquelas com histórico de alergia grave a doses anteriores do imunizante. Não há recomendação de imunização para crianças abaixo dessa faixa etária.
É necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A vacinação contra a gripe é anual, e quem já se vacinou no ano anterior precisa receber uma nova dose. Em 2025, mais de 700 mil usuários já estavam imunizados contra a gripe, e a meta até o final da campanha é proteger cerca de 3 milhões de cariocas.
“O pico da doença ocorre nos meses de julho e agosto, no inverno. Portanto, é essencial que a população se vacine o quanto antes. Disponibilizamos centenas de pontos de vacinação em toda a cidade, e muitas unidades oferecem programações lúdicas para tornar o Dia D uma grande festa da saúde”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.