O Governo de Minas Gerais anunciou, na última sexta-feira (2/5), a declaração de situação de emergência em saúde pública em resposta ao crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. Esta medida, que terá validade por 180 dias, viabiliza a implementação imediata de ações administrativas e assistenciais, aumentando a capacidade de resposta do Estado, incluindo a contratação de novos profissionais e a aquisição de insumos.
Esta ação é um desdobramento das estratégias que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vem desenvolvendo desde o ano anterior, com foco no combate às doenças respiratórias comuns nos meses de outono e inverno.
“Desde outubro do ano passado, a SES-MG vem trabalhando em parceria com os municípios, capacitando equipes e criando materiais técnicos para assegurar uma resposta eficaz. Temos prestado apoio direto às nossas regionais e ampliado os leitos disponíveis na rede”, afirmou o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti.
O decreto inclui também a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde por Síndrome Respiratória Aguda Grave (COE-Minas-SRAG), responsável pelo monitoramento e coordenação das ações durante o período de emergência.
Até o dia 26 de abril, o estado já havia contabilizado 26.817 internações devido à SRAG, com 397 óbitos registrados apenas em 2025. A maioria das internações ocorre em crianças menores de um ano e em idosos acima de 60 anos.
Ampliação da rede assistencial
Para suportar a rede hospitalar, a SES-MG iniciou o repasse de incentivos financeiros para instituições que implementarem ou adaptarem leitos voltados ao atendimento pediátrico de SRAG. Em março, foram inaugurados 12 leitos semi-intensivos no Hospital Infantil João Paulo II, em Belo Horizonte, voltados especialmente para o tratamento de bronquiolite.
“Estamos prontos para enfrentar esse desafio, mas reconhecemos que é um esforço contínuo. Precisamos da abertura de novos leitos em diversas regiões, e os municípios têm o apoio garantido do Estado. Recursos estão disponíveis e mantemos comunicação direta com as administrações locais para agilizar as respostas, especialmente nas situações mais críticas”, ressaltou Baccheretti.
Monitoramento
Desde abril, Minas Gerais dispõe de uma Sala de Monitoramento de Vírus Respiratórios, um ambiente técnico que monitora a circulação de vírus no estado, permitindo ações rápidas e integradas nas áreas de vigilância sanitária, assistência e vacinação.
O Comitê Estadual de Vírus Respiratórios está programado para realizar reuniões quinzenais e poderá intensificar os encontros, conforme necessário, sendo a próxima reunião agendada para 24 de junho.
Vacinação e mobilização social
Continua a vacinação contra a influenza em todo o estado, que agora integra o calendário anual, com a oferta disponível durante todo o ano. Até os dias atuais, foram distribuídas 5,7 milhões de doses. Com a ampliação em 26 de abril, a vacina é agora acessível a toda a população acima de 6 meses, com uma meta de cobertura de 90%.
A estratégia de vacinação conta com o suporte de 222 vacimóveis, vans que funcionam como salas de vacinação itinerantes, presentes em toda Minas Gerais.
“Temos vacinas eficazes para a maioria das doenças respiratórias, como influenza e covid-19. A única exceção é o vírus sincicial, que não possui vacina atualmente, mas que é um dos mais perigosos para bebês. Por isso, é vital que os pais levem seus filhos para vacinar e que, em caso de sintomas, evitem o contato com outras crianças para minimizar a transmissão”, aconselha o secretário.
Qualificação de profissionais
A capacitação contínua dos profissionais de saúde é outro ponto estratégico da SES-MG. A Secretaria vem promovendo treinamentos, webinários e aulas online focadas na prevenção, diagnóstico e manejo clínico das doenças respiratórias.
“Estamos agindo em múltiplas frentes: vigilância, assistência, vacinação e qualificação profissional, com o objetivo de garantir uma resposta eficaz e integrada durante este período de maior circulação viral”, conclui Baccheretti.
“Produzimos vídeos de orientação e estamos atuando próximos aos municípios para assegurar que todos conheçam os protocolos e preparem suas redes de saúde. A força estadual está pronta para disponibilizar o suporte que cada cidade mineira necessitar”, finaliza.