O Governo de Minas Gerais anunciou um investimento de R$ 148,7 milhões por meio da política Opera Mais, visando complementar os repasses federais destinados às cirurgias eletivas realizadas por municípios e instituições de saúde.
A formalização dos repasses beneficiando os municípios ocorreu durante a 317ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Estado, em Belo Horizonte. A reunião contou com a participação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG).
Os recursos financeiros serão liberados em maio, com o objetivo de cobrir os custos excedentes das cirurgias realizadas entre outubro e dezembro de 2024 por municípios que gerenciam seus prestadores de serviços de saúde.
No ano de 2025, o programa Opera Mais foi expandido, incluindo 51 novos procedimentos como cirurgias bariátricas e cirurgias cardiopediátricas, elevando o total coberto para 727 cirurgias e um orçamento anual de mais de R$ 376 milhões.
Fábio Baccheretti, secretário de Estado de Saúde, ressaltou a importância do Opera Mais como um programa eficaz e dinâmico. “Estamos comprometidos com a melhoria do atendimento e a redução das filas de espera para os procedimentos”, afirmou.
Edivaldo Farias, presidente do Cosems-MG, complementou dizendo que os novos recursos e atualizações promovem uma maior oferta de cirurgias em todo o estado.
Na reunião também foram aprovados novos procedimentos para o atendimento de crianças com doenças raras e discutidos os repasses para aquisição de veículos de transporte eletivo em saúde.
Para mais informações, acesse www.saude.mg.gov.br.