Página inicial / Notícias / Saúde / Hospital Márcio Cunha II em Ipatinga passa por modernização com novas salas cirúrgicas

- Publicidade -

Hospital Márcio Cunha II em Ipatinga passa por modernização com novas salas cirúrgicas

Hospital Márcio Cunha II em Ipatinga passa por modernização com novas salas cirúrgicas
Unidade II do HMC, em Ipatinga. Foto: FSFX / diulgação

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) deu início às obras de ampliação e modernização do Centro Cirúrgico da Unidade II do Hospital Márcio Cunha (HMC), situado no bairro Bom Retiro, em Ipatinga.

Com um investimento de R$ 16,8 milhões, o projeto visa atender a crescente demanda por procedimentos cirúrgicos na região do Vale do Aço.

A conclusão das obras está prevista para outubro deste ano, sendo realizadas em seis etapas. Atualmente, o HMC II conta com quatro salas cirúrgicas que serão ampliadas para um total de oito, além de uma reforma completa da estrutura existente.

O novo espaço será destinado a cirurgias eletivas de médio e grande portes. O projeto também contempla a ampliação da sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), que aumentará de cinco para dez leitos, e melhorias nas áreas de apoio, incluindo vestiários, recepção e sala de espera.

A modernização incluirá tecnologia de ponta e adequações na infraestrutura, além de melhorias na climatização das salas cirúrgicas, assegurando um ambiente mais seguro e eficiente.

“A ampliação da capacidade cirúrgica da Unidade II do HMC é o projeto mais importante no planejamento de investimentos para 2025. Com mais salas, aprimoraremos a eficiência do bloco cirúrgico e ampliaremos a produção entre 20 e 30 procedimentos diários. Esse crescimento expressivo atende à crescente demanda, mantendo segurança, qualidade e eficiência assistencial”, afirmou Eduardo Blanski, diretor do HMC.

Eduardo também destacou que a ampliação facilitará o agendamento de cirurgias, oferecendo mais opções de horários e reduzindo o tempo de espera.

Referência em alta complexidade, o Hospital Márcio Cunha completará 60 anos em 2025. Com 558 leitos e três unidades (incluindo uma para oncologia), o hospital atende mais de 1,6 milhão de habitantes de 87 municípios de Minas Gerais.

Em 2024, a FSFX projeta que o HMC realize cerca de 5.200 partos, 36 mil internações, 18 mil cirurgias e 44 mil sessões de hemodiálise. A unidade oncológica registrou mais de 18 mil sessões de radioterapia e 33 mil de quimioterapia.

O HMC é o primeiro hospital do Brasil acreditado com excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA III) e está classificado pela revista Newsweek entre os melhores hospitais do país, ocupando a 27ª posição nacional e a 6ª em Minas Gerais.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias