Com a intenção de combater a desinformação, a EBC apresenta o quadro Não Se Engane. Todas as semanas, o jornalista Edgard Matsuki desmascara notícias falsas que circulam na internet. O programa será exibido na TV Brasil, Radioagência Nacional, e suas redes sociais.
No episódio de estreia, Não Se Engane #01, verificamos a alegação de que a Anvisa teria emitido um alerta para que a população não se vacinasse com o imunizante da Pfizer contra a Covid-19, desmentindo a informação com base em relatos oficiais. Em nenhuma nota a Anvisa fez tal recomendação.
Além disso, abordamos a falsa notícia sobre a suposta execução em massa de cristãos na Índia, que se utiliza de um vídeo antigo gravado na Síria. Esta corrente enganosa existe desde 2010 e volta a circular periodicamente.
O conteúdo apresentado pode ser acessado no player acima. Para participar do Não Se Engane, você pode enviar sugestões via redes sociais da EBC, incluindo Facebook (TV Brasil), Twitter (@TVBrasil), Instagram (@tvbrasil), e TikTok (@tvbrasil). Sugestões também podem ser enviadas por e-mail para naoseengane@ebc.com.br.
Não Se Engane é uma iniciativa de checagem da EBC que vai ao ar todas as sextas-feiras no telejornal Repórter Brasil e é publicada toda segunda-feira na Radioagência Nacional.
Idealização, roteiro e apresentação: Edgard Matsuki.
Apoio à produção: Simone Magalhães.
Coordenação de projeto: Beatriz Arcoverde e Cintia Vargas.