O Programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde agora disponibiliza gratuitamente todos os 41 itens, incluindo medicamentos e fraldas geriátricas, para beneficiar mais de 1 milhão de pessoas, como parte da nova regra em vigor desde 14 de fevereiro. Esta mudança visa facilitar o acesso a produtos essenciais, promovendo a dignidade de pessoas com 60 anos ou mais e indivíduos com mobilidade reduzida.
A Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI) já realiza a entrega gratuita de fraldas geriátricas, e com a ampliação do programa, mais pessoas poderão ser atendidas. Além disso, absorventes higiênicos também passarão a ser fornecidos para participantes do Programa Dignidade Menstrual.
Antes, os beneficiários precisavam pagar uma coparticipação para acessar esses produtos, sendo que apenas algumas doenças garantiam gratuidade total. Com a nova medida, condições como asma, diabetes, hipertensão, doença de Parkinson e glaucoma agora permitem a retirada dos itens sem custo em farmácias conveniadas.
No Vale do Aço, que inclui os municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso, existem atualmente 142 estabelecimentos credenciados. A lista completa pode ser consultada no site do governo: Farmácias Credenciadas.
COMO RETIRAR OS ITENS
Para obter os produtos do programa, é necessário comparecer a uma farmácia credenciada levando:
- Documento oficial com foto e número do CPF ou identidade que tenha o CPF.
- Receita médica válida, emitida tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por serviços particulares.
RETIRADA POR REPRESENTANTES
Caso o paciente esteja acamado ou impossibilitado de ir até a farmácia, um representante legal pode fazer a retirada, apresentando:
- Receita médica válida, emitida pelo SUS ou por médicos particulares.
- Documento oficial com foto e CPF do beneficiário ou identidade que contenha o número do CPF (certidão de nascimento ou RG também são válidos para menores de idade).
Nos casos de representantes legais, é necessário mostrar:
- Sentença judicial que declare a situação.
- Procuração pública ou particular com reconhecimento de firma que conceda poderes para a retirada de medicamentos e/ou fraldas geriátricas pelo programa.
RETIRADA DE ABSORVENTES
Para a retirada de absorventes higiênicos pelo Farmácia Popular, a beneficiária deve apresentar:
- Documento oficial com foto e número do CPF ou identidade que contenha o CPF.
- Documento de autorização do Programa Dignidade Menstrual, que deve ser gerado via aplicativo ou site do Meu SUS Digital e tem validade de 180 dias.
A lista completa de medicamentos e insumos disponíveis pode ser consultada aqui.