Página inicial / Notícias / Saúde / Brasil recebe certificado da OMS como país livre de elefantíase

- Publicidade -

Brasil recebe certificado da OMS como país livre de elefantíase

Brasil recebe certificado da OMS como país livre de elefantíase
Brasil recebe certificado da OMS como país livre de elefantíase

Último caso de transmissão no Brasil foi registrado em 2017; elefantíase causava impacto em áreas com baixa infraestrutura de saneamento

O Brasil foi oficialmente certificado como livre da elefantíase, ou filariose linfática, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta segunda-feira (11/11), o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) entregou o certificado à ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília. A última transmissão confirmada da doença ocorreu em 2017 em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. A elefantíase é causada por um verme transmitido por mosquitos e atinge, principalmente, as populações vulneráveis, causando inchaço em membros e limitações físicas.

A eliminação da doença foi fruto de esforços do Ministério da Saúde, que desde a década de 1950 adotou medidas para combater a filariose, com intensificação das ações a partir de 2013. Além do uso de medicamentos antiparasitários como dietilcarbamazina (DEC), foram implementadas melhorias em saneamento básico nas regiões endêmicas.

O Brasil é o 20º país a receber a certificação de eliminação da elefantíase. A ministra Nísia Trindade ressaltou que a erradicação representa um avanço contra desigualdades sociais, já que a doença afetava desproporcionalmente as áreas mais pobres. Em outubro, a OMS já havia retirado a filariose da lista de problemas de saúde pública no Brasil, destacando os esforços do país na eliminação da doença.

Foto destaque: Reprodução/Ricardo Stuckert

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias