A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados promoverá um debate sobre possíveis alterações na Lei do Imposto de Renda na próxima quarta-feira (23), visando a implementação do modelo de “splitting familiar”.
Solicitado pela deputada Chris Tonietto (PL-RJ), o evento ocorrerá no Plenário 7, às 17 horas.
O ‘splitting familiar’, segundo a deputada, busca garantir uma tributação mais justa, considerando não apenas a renda dos membros da família, mas também as particularidades de cada um deles. “Essa técnica soma as rendas dos responsáveis e as divide por um coeficiente específico”, explica Chris Tonietto.
Esse modelo propõe um coeficiente diferente para cada membro da família, levando em conta fatores como doenças, deficiência e a presença de filhos. “Essas características influenciam diretamente na renda familiar”.
Os benefícios desse modelo são destacados pela parlamentar: ele se mostra especialmente vantajoso para famílias de menor renda, que costumam ter menos despesas com saúde e educação. Além disso, pode facilitar o controle fiscal pelo governo.