O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) foi eleito nesta quarta-feira (19), obtendo dez votos, como presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados. Ele sucede o deputado Danilo Forte (União-CE) na liderança do colegiado.
Após a eleição, Lafayette declarou: “O Brasil jamais terá desenvolvimento social e o combate à desigualdade social se não conseguirmos fomentar o desenvolvimento econômico. Teremos que lutar bravamente para que o governo implemente políticas públicas de desenvolvimento econômico. Políticas de ‘colchão social’ não serão eficazes se não fomentarmos o desenvolvimento econômico.”
Os demais cargos da Mesa da Comissão (1ª, 2ª e 3ª vice-presidências) serão preenchidos em um momento posterior.
Perfil de Lafayette de Andrada
Lafayette de Andrada está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Ele foi vice-líder do seu partido e atualmente ocupa a vice-liderança do bloco formado pelos partidos MDB, PSD, Republicanos e Podemos. Anteriormente, foi 2º vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (2019-2020) e relator do anteprojeto de Código Brasileiro de Energia Elétrica (2019-2023) e da Comissão Especial sobre Direito Digital (2023).
Nascido em Belo Horizonte (MG), ele é advogado, professor e servidor licenciado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Lafayette também atuou como deputado estadual em Minas Gerais por três mandatos consecutivos (2007-2019), com o terceiro mandato sendo como vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Além disso, foi vereador em Lavras-MG (1993-1997) e em Juiz de Fora-MG (2001-2005), além de ocupar as funções de secretário de Estado de Defesa Social (2011) e superintendente de Assuntos Municipais do governo de Minas (2005). Ele está no partido Republicanos desde 2019.
Função da Comissão
A Comissão de Desenvolvimento Econômico analisa e vota questões sobre:
- O sistema monetário
- Câmbio
- Relações econômicas internacionais
- Políticas de importação e exportação
- Regimes aduaneiros
- Privatizações
- Cooperativismo
- Fiscalização das atividades econômicas pelo Estado