Putin visitará o país asiático durante dois dias para assinar acordo estratégico
Nesta terça-feira (18), o presidente russo, Vladimir Putin, comemorou o apoio da Coreia do Norte na ofensiva contra a Ucrânia. Neste mesmo dia, Putin aterrissou no país asiático para uma visita de Estado.
Nesse sentido, os países devem assinar um acordo de associação estratégica, em meio às tensões entre as duas Coreias e o ocidente. Assim, Moscou e Pyongyang, aliados desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953), reforçaram seus laços após a invasão na Ucrânia, em 2022.
“A Rússia apoiou (a Coreia do Norte) e seu heroico povo em sua luta para defender seu direito de escolher por si mesmos o caminho da independência, a originalidade e o desenvolvimento no enfrentamento ao astuto, perigoso e agressivo inimigo […] e o apoiará constantemente no futuro”, escreveu Putin em um artigo publicado no jornal oficial norte-coreano Rodong Sinmun e na agência de notícias KCNA.
Além disso, ele afirmou que a capital norte-coreana apoia “firmemente” a ofensiva russa na Ucrânia e agradeceu ao regime de Kim Jong-un. Nesse sentido, o ocidente acusa a Coreia do Norte de enviar armas e munições à Rússia, em troca de assistência tecnológica, diplomática e alimentar.
De acordo com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, a visita de Putin mostra que ele necessita de apoio autoritária para continuar realizando sua ofensiva na Ucrânia.
Foto destaque: Reprodução/NATALIA KOLESNIKOVA
Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial