Página inicial / Notícias / Polícia / STF absolve homem por furto de salame após defesa da Defensoria Pública de MG

- Publicidade -

STF absolve homem por furto de salame após defesa da Defensoria Pública de MG

STF absolve homem por furto de salame após defesa da Defensoria Pública de MG
Ministro Dias Toffoli. Foto: ASCOM / STF

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) obteve uma importante vitória no Supremo Tribunal Federal (STF), conseguindo a absolvição de um homem acusado de furtar uma peça de salame avaliada em R$ 14,80.

O caso se originou em Passa Quatro (MG) e passou por todas as instâncias da Justiça, enfrentando negativas nas esferas de 1º e 2º graus, além do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O maior desafio para a absolvição era a reincidência do acusado, que cumpria pena quando cometeu o furto. Contudo, na decisão proferida nesta terça-feira (6), o ministro Dias Toffoli, relator do habeas corpus apresentado pela DPMG, reconheceu a aplicação do princípio da insignificância.

Segundo o ministro, mesmo em casos de reincidência, o STF aceita a tese quando a conduta é de mínima lesividade e não representa dano efetivo ou potencial ao patrimônio da vítima. Assim, a corte considerou a conduta atípica do ponto de vista material e anulou a condenação.

A DPMG reiterou seu compromisso em atuar nas instâncias superiores para evitar punições desproporcionais a pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente em casos que envolvem necessidades básicas, como a alimentação.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias