No último sábado (10), Sem Censura, programa da TV Brasil, foi agraciado com o prêmio de Melhor Programa de Televisão pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) durante a edição de 2024.
Apresentado por Cissa Guimarães, o programa se destacou entre diversos indicados, conquistando o prestígio de um dos prêmios culturais mais respeitados do Brasil.
“É um prêmio para a equipe toda do Sem Censura. O coletivo é a coisa mais importante. Nada acontece com uma pessoa fazendo sozinha. Um prêmio tão importante quanto esse, o APCA, ser dado a um programa que estava fora do ar há anos e que a gente conseguiu retomar no ano de 2024 e atingir esse sucesso com entrevistas tão incríveis, esse prêmio é para todos que também foram ao programa e que compartilharam suas histórias. É um prêmio da cultura brasileira, da TV pública brasileira, principalmente isso. Vamos receber o prêmio do povo brasileiro”, declarou Cissa.
O Sem Censura, um clássico da televisão brasileira, reestreou em fevereiro de 2024. Sob a apresentação de Cissa Guimarães, o programa trouxe novos quadros, debatedores e participações musicais. Ao longo de sua trajetória, até o dia 2 de maio, foram 1043 convidados em 274 episódios.
Transmitido de segunda a quinta-feira, ao vivo, das 16h às 18h, o programa também apresenta edições especiais todas as sextas-feiras. O Sem Censura faz parte da programação da TV Brasil desde 1985, quando estreou como TV Educativa do Rio de Janeiro.
A História do Sem Censura
Idealizado por Fernando Barbosa Lima, o programa foi um marco durante a reabertura política e já contou com a apresentação de diversas figuras, como Leda Nagle, que o comandou de 1996 a 2016.
O PRÊMIO APCA
Desde 1956, o Prêmio APCA reconhece a excelência em diversas áreas culturais. A televisão foi integrada ao prêmio em 1972, tornando-se uma das premiações mais tradicionais do Brasil.