No último domingo (13/4), o vice-governador Mateus Simões esteve presente na tradicional solenidade de Troca da Guarda Governamental Especial da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), realizada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
Este evento, que ocorrerá anualmente até 2025, marca o início das celebrações dos 250 anos da PMMG. Durante a cerimônia, o público formado na Praça da Liberdade teve a oportunidade de assistir a um desfile de tropas e apresentações musicais, que enfatizaram a conexão entre história, cultura e valores institucionais.
“É um orgulho para Minas Gerais ter a polícia mais antiga do Brasil e a mais respeitada. Este ano, comemoramos 250 anos de história, e resgatar a tradição da troca de guarda no Palácio da Liberdade é essencial para manter viva a imagem histórica de nossa polícia”, reafirmou Mateus Simões.
O evento destacou a presença do comandante-geral da PMMG, Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, e outros comandantes das Forças de Segurança do Estado, além de militares e convidados.
Tradicionalidade e Significado
A cerimônia de troca da guarda é caracterizada por disciplina, precisão e simbolismo, refletindo a importância do Palácio da Liberdade, um dos maiores patrimônios culturais do Estado.
Na ocasião, militares do Batalhão de Polícia de Guardas, da Escola de Formação de Oficiais, do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes e do Centro de Atividades Musicais da PMMG participaram do evento, incluindo alunos do Colégio Tiradentes, que trouxeram um toque especial ao desfile, unindo diferentes gerações.
Programação do Evento
As festividades começaram com a apresentação da Academia Musical Orquestra Show da PMMG, que trouxe um repertório de músicas populares. Em seguida, o toque da alvorada, executado por um corneteiro, simbolizou o início da cerimônia.
A Companhia de Serviço da Guarda do Palácio fez a tradicional marcha desde a Avenida Brasil até a fachada do Palácio, repetindo o trajeto utilizado pelas tropas que, no passado, faziam a proteção do edifício histórico.
Após a transmissão e assunção do serviço de guarda, marcada por movimentos de ordem unida, a Banda de Música da PMMG e o Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes se apresentaram, complementando a solenidade.
A etapa final do evento permitiu que o público visitasse o interior do Palácio da Liberdade e desfrutasse da apresentação especial da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar e do coral Black to Black. Além disso, o público pôde conferir uma exposição de viaturas históricas e modernas da corporação, mergulhando na evolução da PMMG ao longo de seus 250 anos.
“A Polícia Militar é um patrimônio do povo mineiro, e todas as atividades em comemoração aos seus 250 anos buscam aumentar a proximidade da população com a Polícia”, finalizou o comandante-geral da PMMG, Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia.