Página inicial / Notícias / Polícia / Três detidos em operação policial que frustrou assassinato de morador de rua no RJ

- Publicidade -

Três detidos em operação policial que frustrou assassinato de morador de rua no RJ

Três detidos em operação policial que frustrou assassinato de morador de rua no RJ
© Tomaz Silva/Agência Brasil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, realizou na manhã deste domingo de Páscoa (20) uma operação para prevenir o assassinato de um morador de rua por uma organização criminosa. Os suspeitos planejavam não apenas cometer o crime, mas também transmiti-lo online.

Na operação, três homens foram detidos em Vicente de Carvalho e em Bangu. O cumprimento dos mandados foi realizado com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab). Embora as identidades dos já detidos e do morador de rua que seria alvo não tenham sido reveladas, a Polícia Civil confirmou que os suspeitos eram jovens que integravam o núcleo responsável por planejar o crime e que pretendiam transmiti-lo pela plataforma Discord, em troca de dinheiro.

“Os agentes apuraram a existência de uma rede de jovens utilizando a plataforma para realizar e divulgar atrocidades, como maus-tratos a animais, indução à automutilação, estupro virtual e racismo, como forma de entretenimento”, informou a Polícia Civil.

Além disso, a nota do Ministério da Justiça mencionou que os detidos estavam envolvidos na articular práticas de extrema crueldade, associadas a discursos de ódio e simbolismos extremistas. Ao longo da investigação, mensagens sobre o plano de homicídio foram identificadas nas redes sociais.

“Um dos suspeitos se apresentava como ativista ambiental, contraste marcante que revela sua conduta nas redes, onde promovia atos de extrema violência”, acrescentou o ministério.

A operação, que teve como objetivo frustar o homicídio, foi batizada de Desfaçatez, ressaltando a hipocrisia dos envolvidos, que apresentavam uma imagem respeitável ao público enquanto, em meio digital, desenvolviam práticas de intolerância e violência.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias