Na tarde desta segunda-feira (14), uma gerente de Atenção Primária em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Timóteo procurou a Polícia Militar para relatar um incidente envolvendo um usuário do sistema de saúde. O homem, de 42 anos, teria ameaçado e constrangido a funcionária de 36 anos após ser informado sobre a necessidade de seguir o protocolo da unidade.
O tumulto teve início quando o homem chegou à UBS solicitando a troca de uma receita de medicamento controlado. Ao ser instruído a passar por uma triagem ou deixar a receita para análise posterior, ele se exaltou e começou a hostilizar os funcionários. O autor da confusão insistia que não poderia esperar, alegando que “precisava trabalhar”.
Testemunhas afirmaram que o homem ofendeu uma funcionária do setor de serviços gerais e pressionou uma técnica de enfermagem, que também foi alvo de seu desrespeito. Após ser novamente orientado a aguardar sua vez, o homem saiu irritado, ameaçando contatar o canal 180 para denunciar a equipe.
A situação escalou quando, ao voltar à unidade, o homem abordou a gerente assim que ela chegou ao trabalho. Ele a questionou sobre o funcionamento da UBS, gritando que o local “não prestava para nada”. Tentativas de diálogo foram ignoradas, e ele saiu disparando ameaças de que arruinaria a reputação da gerente junto à ouvidoria, insinuando ter conexões políticas.
Em um ato de intimidação, o homem retornou, fotografou a recepção e entrou na sala da gerente, onde ela atendia outro usuário, sem autorização para o fazer. Ao tirar uma foto dela, ele saiu apressadamente do local.
Após o ocorrido, a vítima registrou a ocorrência, que será encaminhada à Polícia Civil para as devidas providências.