Página inicial / Notícias / Mundo / Lula vai ao velório de Pepe Mujica para prestar homenagem

- Publicidade -

Lula vai ao velório de Pepe Mujica para prestar homenagem

Lula vai ao velório de Pepe Mujica para prestar homenagem
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua presença no velório do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, que faleceu nesta terça-feira (13) aos 89 anos. Em uma coletiva de imprensa realizada durante sua visita à China, Lula expressou seu desejo de se despedir do amigo, ressaltando a importância de homenagear aqueles que foram referências em suas vidas.

“Eu pretendo, chegando a Brasília, ir ao enterro do Pepe Mujica, porque o mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para a gente, com demonstração de muita dignidade e de muito respeito”, afirmou.

Após a entrevista, Lula e sua comitiva retornaram ao Brasil, com previsão de chegada na noite desta quarta-feira (14). O velório de Mujica acontecerá no Palácio Legislativo, em Montevidéu, a partir de amanhã.

Mais cedo, em uma nota oficial, Lula já havia se manifestado sobre o falecimento de Mujica, destacando seu legado político e social.

Durante a coletiva, Lula lembrou que Pepe Mujica foi um importante defensor da democracia e dos direitos humanos, elogios que se refletiram em suas palavras:

“O Pepe Mujica não foi apenas um militante de esquerda, um senador, um deputado ou um presidente da República do Uruguai. Ele foi um grande exemplo de ser humano, com muita dignidade, respeito, solidariedade e coragem.”

O último encontro entre os dois ocorreu no final do ano passado na chácara de Mujica, onde Lula o condecorou com a Ordem do Cruzeiro do Sul, a maior honraria concedida pelo Estado brasileiro a cidadãos estrangeiros.

“Da última vez que eu o vi, ele me disse: ‘Lula, eu estou indo embora’. Era o jeito dele governar, com serenidade e tranquilidade. É difícil encontrar pessoas com o caráter e a dignidade do Pepe,” concluiu Lula.

Em razão do falecimento de Mujica, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, decretou luto oficial de três dias no Brasil.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias