O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinu uma ordem executiva que revoga as limitações sobre a pressão da água nos chuveiros, uma medida que, segundo a Casa Branca, promete “fazer os chuveiros americanos grandes novamente”. Trump tem frequentemente se queixado da baixa pressão nos chuveiros, que ele atribui às regulamentações federais para conservação de água.
“Eu, pessoalmente, gosto de tomar um bom banho e cuidar do meu lindo cabelo”, declarou Trump aos jornalistas durante a assinatura da ordem, realizada nesta quarta-feira na Casa Branca. “Tenho que ficar 15 minutos debaixo do chuveiro para me molhar. Sai pingando, pingando, é ridículo”, acrescentou.
A nova ordem determina que o Departamento de Energia deve cancelar as regulamentações “verdes radicais” que limitam o fluxo de água nos chuveiros a 2,5 galões (cerca de 9,5 litros) por minuto.
A Casa Branca afirma que essa medida “liberta os americanos das regulamentações excessivas que transformam um objeto doméstico básico em um pesadelo burocrático” e coloca um ponto final na “guerra de Obama-Biden contra os chuveiros”.
Desde seu primeiro mandato (2017-2021), Trump tem criticado as normas que regulam a pressão de água para chuveiros, vasos sanitários e demais eletrodomésticos. Além disso, acusa seus oponentes democratas de desejarem banir fogões a gás.
Por outro lado, o ‘Appliance Standards Awareness Project’ argumenta que essas regulamentações ajudam os consumidores a economizar nas contas de água e energia e contribuem para a proteção do meio ambiente. “Testes têm mostrado repetidamente que os modelos atuais podem proporcionar um banho de qualidade excelente”, afirmou a ONG em um relatório de 2024.