Página inicial / Notícias / Mundo / Legado de Francisco: Meio Ambiente e Ação Social, afirma Arcebispo

- Publicidade -

Legado de Francisco: Meio Ambiente e Ação Social, afirma Arcebispo

Legado de Francisco: Meio Ambiente e Ação Social, afirma Arcebispo
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O papa Francisco destacou a importância do cuidado com o meio ambiente e com os mais pobres durante seu pontificado. Essa avaliação é do arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar Costa, presente na escolha do novo papa. Francisco faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos.

Dom Paulo ressaltou: “Deixa esse grande legado para o mundo, principalmente na questão ecológica. O próprio nome que escolheu, inspirado em São Francisco de Assis, simboliza o amor à ecologia e a ideia de que temos uma casa comum, onde todos somos irmãos e irmãs”.

A Laudato Si é uma encíclica do papa Francisco sobre a proteção ecológica, publicada em 2015. Ele enfatiza que a industrialização não soube alinhar desenvolvimento e sustentabilidade. “Precisamos buscar uma razão contemplativa e preservar a realidade como um dom do amor de Deus”.

O arcebispo também elogiou a simplicidade e o papel evangelizador da Igreja. “Uma igreja que se aproxima das periferias humanas é um legado de acolhida”. Ele observou que Francisco estava atento a temas atuais como migração e guerras.

Dom Paulo recomendou que o Mar Mediterrâneo não se transformasse em um “cemitério de pessoas”, referindo-se aos refugiados que naufragam na tentativa de chegar à Europa. Francisco defendia o diálogo como solução para conflitos ao redor do mundo.

“Um papa que percebe o horror da guerra, que não é solução para nada, mas apenas a falência da humanidade”. – Dom Paulo

Dom Paulo Cezar Costa foi feito cardeal em 2022 e convidou Francisco a Brasília para a celebração dos 65 anos da Arquidiocese e a confiança na COP30 em novembro, ressaltando que Francisco teria ido se pudesse.

“Parece que perdemos um pai”, refletiu o arcebispo durante coletiva de imprensa sobre sua relação próxima com o papa.

O funeral deve ocorrer ao longo da semana, seguido por um luto de nove dias, antes do conclave, onde os cardeais discutirão e votarão o novo papa.

Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito, também falou sobre o legado de Francisco e a esperança da continuidade da missão da Igreja na evangelização das periferias do mundo.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias