Página inicial / Notícias / Mundo / Caso Marielle Franco: condenação de Lessa e Queiroz repercute na imprensa internacional

- Publicidade -

Caso Marielle Franco: condenação de Lessa e Queiroz repercute na imprensa internacional

Caso Marielle Franco: condenação de Lessa e Queiroz repercute na imprensa internacional
Caso Marielle Franco: condenação de Lessa e Queiroz repercute na imprensa internacional

A sentença de 78 e 59 anos de prisão para os ex-PMs no caso Marielle Franco foi destaque no ‘El País’, ‘The Washington Post’, ‘The Guardian’ e ‘Le Monde’

A condenação dos ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz pelos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes ganhou destaque na imprensa mundial. Sentenciados a 78 e 59 anos de prisão pelo 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, a decisão ocorre cinco anos após o crime e foi aplaudida por familiares e amigos das vítimas.

O britânico The Guardian destacou o impacto do caso, apontando que Franco, “uma mulher negra e gay, era uma estrela política em ascensão e uma crítica da violência policial e corrupção”, e chamou o julgamento de “um longo e tortuoso caminho até a justiça”.

Na Espanha, El País definiu o caso como “o crime político mais relevante dos últimos anos no Brasil” e mencionou o papel do governo Lula na aceleração das investigações, que haviam avançado pouco em anos anteriores.

O Washington Post, dos Estados Unidos, relembrou o legado de Marielle como “um ícone da esquerda política brasileira” e uma voz ativa dos direitos das minorias. “Conhecida universalmente pelo primeiro nome, Marielle, o assassinato foi visto no Brasil como um ataque à democracia”, ressaltou o jornal.

Já o francês Le Monde afirmou que, em 2018, o assassinato da ativista e vereadora negra LGBT “se tornou um símbolo da luta da esquerda e da causa negra no Brasil”. O jornal recordou o trágico episódio no centro do Rio, que fez de Marielle um ícone para muitos brasileiros.

Foto destaque: Reprodução/Redes sociais

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias