Hackers controlaram câmeras e alto-falantes, expondo famílias ao risco de privacidade
Hackers usaram uma falha de segurança em aspiradores-robô Deebot X2s, da Ecovacs, para espionar famílias nos Estados Unidos. O ataque, ocorrido em maio deste ano, permitiu que criminosos assumissem o controle das câmeras e alto-falantes do dispositivo, gerando preocupações sobre a privacidade das vítimas. A invasão foi facilitada por uma vulnerabilidade no conector Bluetooth, que permitia acesso ao robô a uma distância de até 100 metros.
Algumas vítimas relataram episódios perturbadores. O advogado Daniel Swenson, de Minnesota, contou ao site ABC que ouviu xingamentos racistas vindos do aspirador e temeu pela privacidade de sua família, especialmente porque o robô ficava perto do banheiro utilizado pelos filhos pequenos. “Eu só pensei no robô pegando as crianças ou até eu sem roupa”, disse Swenson. Após o incidente, ele desativou o aparelho e o colocou na garagem.
Em outro caso, um morador de Los Angeles relatou que o aspirador começou a perseguir seu cachorro. Já em El Paso, no Texas, um homem foi alvo de insultos racistas lançados pelo robô. A Ecovacs informou que investigou o ocorrido, mas não encontrou evidências de invasão em seus sistemas. A falha de segurança já havia sido reportada à empresa seis meses antes dos ataques, segundo especialistas.
Foto destaque: Reprodução/Freepik
Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial