O vídeo da execução dos soldados mortos pelas tropas russas indicam crimes de guerra
Um vídeo obtido pela CNN mostrou uma possível execução de soldados ucranianos rendidos pelas tropas russas, após a invasão das trincheiras ucranianas. O vídeo foi gravado em um combate entre as tropas, no final do mês de agosto.
As imagens, captadas por um drone da Ucrânia, mostram os soldados ajoelhando-se e colocando as mãos na cabeça. Posteriormente, mostram os soldados deitados de bruços, imóveis, com rastro de poeira nas proximidades.
Algumas fontes da inteligência de defesa da Ucrânia forneceram uma lista de 15 incidentes onde é vê-se uma possível execução. Todos os casos tem vídeos que podem comprovar as execuções, que aumentaram neste ano.
O Ministério da Defesa da Rússia não se posicionou.
Outro caso recente foi divulgado na última terça-feira (03), onde três soldados ucranianos saíram do abrigo com as mãos para cima e foram alvejados pelas tropas russas. Assim, promotores da região onde os soldados foram abatidos informaram a abertura de uma investigação para averiguar a “violação das leis e costumes da guerra, combinada com assassinato intencional”.
“Se os prisioneiros de guerra se rendem, se demonstram que se rendem, se estão sem armas nas mãos, então a execução sumária é um crime de guerra”, afirmou o procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin.
Foto destaque: Reprodução/Ukrinform
Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial