A variante da Mpox foi detectada em um homem europeu, que está em quarentena
Nesta quinta-feira (22), a Tailândia anunciou o registro do primeiro caso da nova variante da Mpox, mais contagiosa e letal. O infectado é um paciente europeu, de 66 anos, que viajou para a Ásia após sair da África.
O Departamento de Controle de Doenças afirmou que os exames do paciente confirmaram que ele está infectado pela variante clado 1b, responsável pela atual epidemia. Dessa forma, o homem foi posto em quarentena do hospital e está sob observação.
“Estamos controlando 43 pessoas que tiveram contato próximo com o paciente e, até o momento, não mostraram nenhum sintoma, mas temos que seguir com o controle durante 21 dias”, afirma um comunicado divulgado pelo departamento.
Nesse sentido, de acordo com o Ministério da Saúde do país, qualquer pessoa que viaje com destino à Tailândia, que esteja saindo de 42 “países de alto risco” será obrigada a fazer um registro e passar por exames na chegada.
Anteriormente, no dia 14 de agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o aumentos dos casos de Mpox como emergência de saúde pública internacional. Este é o nível de alerta mais elevado.
A Mpox é uma doença viral que propaga-se de animais para humanos e também é transmitida através do contato físico próximo com uma pessoa que está infectada pelo vírus. Os sintomas são de febre, dores musculares e erupções na pele.
Entretanto, a variante clado 1b, é responsável pela a atual epidemia no continente africano, sendo mais letal. Em 3,6% dos casos, acontece o óbito. Além disso, essa viante é particularmente mais perigosa para crianças.
Foto destaque: Reprodução/NIAID
Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial