Em um ambiente de euforia massiva, milhões de pessoas acompanham nesta terça-feira ao longo das ruas de Buenos Aires a carreata de Lionel Messi e da seleção argentina para comemorar o terceiro título mundial da ‘Albicelesce’. Do ônibus que abre caminho lentamente pela multidão, os jogadores exibem com orgulho o troféu conquistado contra a França no domingo.
A carreata, que começou pouco antes do meio-dia, percorrerá 70 quilômetros e calcula-se que pode durar mais de oito horas. “Para mim, só de vê-los passar já é muito. Se Messi olhar nos nossos olhos, para a câmera, já está bom”, disse à AFP no Obelisco Valentín Pino, de 19 anos. “Depois de tanto sofrimento, já se consagraram”, comemorou com um sorriso.
???????????????? 10:20 AM del día más esperado por todos los argentinos.
La manija es total en el Obelisco. #TyCSportsMundial pic.twitter.com/ERKJtIjBwl
— TyC Sports (@TyCSports) December 20, 2022
No centro de Buenos Aires, um vaivém de torcedores com bandeiras do país por todos os lados. Buzinaços, cornetas e cânticos, como o popular “Muchachos”, hino não oficial da Argentina no Mundial.
O governo decretou feriado nacional para facilitar a participação do povo na festa. “Vou ao Obelisco porque a Argentina ganhou. Faziam 36 anos que não ganhava. Eu tinha seis anos quando ganhou em 1986. Não posso explicar com palavras, só com emoção”, disse Paola Zattera, um funcionária pública de 43 anos.
O Obelisco em festa
O Obelisco da Avenida 9 de Julio de Buenos Aires já reuniu mais de um milhão de pessoas no domingo com a conquista do título e volta nesta terça-feira a ser o epicentro das comemorações. No dia da final, com uma das maiores mobilizações espontâneas dos últimos tempos na capital, 17 pessoas foram detidas por danos e furtos.

Não foi confirmado se o elenco da seleção argentina irá visitar a Casa Rosada, sede do governo, e saudar os torcedores na histórica Plaza de Mayo, como aconteceu nas conquistas de 1978 e 1986. A terceira estrela chega depois de 36 anos de espera, nos quais a Argentina perdeu duas finais, em 1990 e 2014.
La gente comienza a dirigirse desde el Obelisco a la Au. 25 de Mayo.
Así está la zona de Constitución en este momento. pic.twitter.com/qPA45ShWQK
— DEPORTV (@canaldeportv) December 20, 2022
Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial