Página inicial / Notícias / Minas Gerais / Minas Gerais implementa sistema Sout para cadastro de uso insignificante de água

- Publicidade -

Minas Gerais implementa sistema Sout para cadastro de uso insignificante de água

Minas Gerais implementa sistema Sout para cadastro de uso insignificante de água
Evandro Rodney

Os usuários que desejam solicitar o Cadastro de Uso Insignificante de Recursos Hídricos em Minas Gerais agora podem utilizar o Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos (Sout), gerenciado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Este sistema destina-se a demandas hídricas de pequeno porte que não necessitam de outorga de direito de uso.

A nova ferramenta está disponível desde fevereiro deste ano e substitui o antigo sistema MRHI, promovendo a modernização e centralização do processo de regularização do uso da água no estado. Essa atualização é parte dos esforços do Governo de Minas para oferecer mais agilidade, praticidade e transparência aos usuários.

A implementação do Sout é um importante avanço na gestão de recursos hídricos em Minas Gerais, incentivando o uso sustentável da água e alinhando-se às inovações tecnológicas e ao compromisso do estado com um desenvolvimento ambientalmente responsável.

Manual auxilia usuários no processo

Para facilitar a transição ao novo sistema, a Gerência de Regulação de Usos de Recursos Hídricos (Gerur) do Igam elaborou o Manual de Uso Insignificante – Sout, disponível no site do Igam. Segundo Isadora De Filippo, gerente da Gerur, “o manual é uma ferramenta prática e ágil para a regularização do uso de recursos hídricos via Sistema Sout”.

O documento detalha todas as etapas do processo, desde o cadastro até a emissão da certidão, respondendo a perguntas frequentes sobre o procedimento, quem pode solicitá-lo e orientações em casos que envolvem licenciamento ambiental. Clique aqui para acessar o manual.

O que é o Sout?

O Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos (Sout) foi criado para melhorar a análise, gestão e concessão de outorgas no estado. A plataforma centraliza todo o processo de regularização do uso da água, tornando-o mais eficiente e transparente.

Com o Sout, os usuários podem:

  • Reunir e processar dados sobre demanda e disponibilidade hídrica;
  • Facilitar decisões técnicas e sustentáveis;
  • Agilizar respostas do Igam às solicitações de uso da água;
  • Aumentar a segurança jurídica para usuários e gestores.

Como acessar o Sout

O acesso ao sistema é realizado por meio do Portal EcoSistemas. Para utilizar o Sout, o usuário deve se cadastrar como pessoa física ou jurídica no módulo Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadu) e seguir os passos descritos no Manual de Cadastro no Portal EcoSistemas.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias