Página inicial / Notícias / Indústria / Ternium alerta sobre riscos do aço chinês à indústria nacional

- Publicidade -

Ternium alerta sobre riscos do aço chinês à indústria nacional

Ternium alerta sobre riscos do aço chinês à indústria nacional
Thomas Toner, presidente da AIST e vice-presidente de Operações da SSAB Américas, com Máximo Vedoya, CEO da Ternium. Foto: Usiminas / divulgação

Durante a cerimônia do prêmio Produtor de Aço do Ano, promovido pela AIST (Association for Iron and Steel Technology), em Nashville, nos Estados Unidos, o CEO da Ternium, Maximo Vedoya, enfatizou que os governos devem focar na China como prioridade nas medidas de defesa comercial, especialmente diante da escalada global de tarifas liderada pelos EUA.

Vedoya destacou que a participação da China na indústria do aço aumentou de 5% em 2001 para 35% atualmente, com metas estabelecidas para atingir 45% até 2030. “Esse enorme desequilíbrio, impulsionado por práticas comerciais desleais da China, coloca em risco todo o ecossistema industrial de nossos países. É fundamental formar parcerias com países que compartilham a mesma visão e valores, fortalecendo a competitividade do setor, protegendo empregos e apoiando comunidades locais”, afirmou.

Além disso, o executivo expressou preocupação com o mercado brasileiro, onde a participação de produtos importados no setor siderúrgico subiu de 10,2% para 18,7% entre 2019 e 2024, pressionando a indústria nacional.

A Ternium é controladora da Usiminas e possui um centro industrial no Rio de Janeiro.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias