Página inicial / Notícias / Indústria / Marcelo Chara assume presidência da ABM, sucedendo Sergio Leite

- Publicidade -

Marcelo Chara assume presidência da ABM, sucedendo Sergio Leite

Marcelo Chara assume presidência da ABM, sucedendo Sergio Leite
Divulgação

Na última terça-feira (6), em cerimônia realizada em São Paulo, o presidente da Usiminas, Marcelo Chara, assumiu a presidência do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais e Mineração (ABM) para o biênio 2025-2027. Ele sucede Sergio Leite de Andrade, que ocupou o cargo de 2021 a 2025, e agora atuará como vice-presidente.

Chara destacou a importância da ABM, uma instituição com 80 anos de história e referência técnica no setor. “É um privilégio poder contar com uma Associação desse porte no Brasil, que já me ensinou muito ao longo dos meus 40 anos de atuação na indústria do aço”, ressaltou durante sua posse. Ele também expressou a intenção de continuar a colaboração de Sergio Leite na ABM.

O novo presidente enfatizou que o foco para os próximos anos será fomentar a inovação na indústria, promovendo ações que fortaleçam a competitividade e a sustentabilidade das operações do setor. Ele reiterou que a questão ambiental estará entre as prioridades da associação, afirmando que o aço é um material estratégico para o futuro da indústria.

Sergio Leite também falou sobre a relevância da ABM: “Celebramos 80 anos de uma instituição que agrega valor e continua preparada para contribuir com os novos desafios, mantendo uma base técnica muito sólida”.

Composição do Conselho de Administração

O Conselho de Administração da ABM é responsável por cumprir o Estatuto Social, aprovando relatórios financeiros e orçamentários, além de avaliar propostas apresentadas por membros ou pela Diretoria Executiva. Além do presidente e vice-presidente, conta com 26 outros membros.

Quem é Marcelo Chara

Marcelo Chara é engenheiro metalurgista e possui mestrado em metalurgia pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido. Seu histórico inclui ocupações como presidente da Ternium Brasil e diretor industrial na Argentina, além de outros cargos executivos no Grupo Techint. Ele também atuou como professor em universidades da Argentina.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias