O Brasil inicia, a partir desta segunda-feira, 17, a terceira onda de calor do ano de 2025. Conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno será inicialmente sentido em áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, progredindo em seguida para Goiás e Bahia.
Segundo o Inmet, a massa de ar quente e seco, que já estava atuando nos últimos dias nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, ganhou força após domingo, com temperaturas que podem ultrapassar em mais de 5°C a média climatológica. A previsão é que o calor intenso continue até pelo menos a próxima quinta-feira, 20.
A importância de se manter hidratado e buscar locais frescos é destacada, principalmente em dias com temperaturas acima da média por períodos prolongados.
Esta será a terceira onda de calor registrada no país em 2025. A primeira ocorreu entre 17 e 23 de janeiro, e a segunda, de 2 a 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul.
No Rio Grande do Sul, cidades enfrentaram dias com temperaturas superando os 40°C; em Porto Alegre, os termômetros marcaram 39,3°C.