Fred Cascardo, diretor de futebol do América, revelou que a venda do lateral Mateus Henrique para o clube Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, aconteceu antes do previsto. Em uma entrevista ao No Ataque, Cascardo destacou que a negociação estava nos planos do Coelho, mas a proposta chegou antes da meta estipulada para sua saída.
A ideia inicial era que Mateus Henrique, de apenas 22 anos, permanecesse por mais um ano no Centro de Treinamento Lanna Drumond. De acordo com Cascardo, o América se depara com uma situação financeira complicada, necessitando cortar gastos e evitar grandes investimentos.
“O planejamento do Mateus Henrique era mais uma temporada e fazer a venda no final dela. Apareceu dentro da janela uma proposta importante, interessante e de valor que o América falou: ‘Vamos fazer’. Então teve uma venda de um ativo do clube e entrou um dinheiro”, disse Cascardo.
O América ainda controla 50% dos direitos econômicos de Mateus. Em caso de cumprimento de metas, o Shabab Al-Ahli pode adquirir mais 20% do atleta.
Impacto na Copa do Brasil
Cascardo mencionou a venda como uma tentativa de ‘reduzir’ o prejuízo nas finanças do clube após a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, resultando em uma receita de apenas R$ 1,3 milhão.
“Vamos estudar dentro da temporada e vamos ter que ter alguma tomada de decisão para ‘reduzir’ o prejuízo da Copa do Brasil. Não cumprimos a meta, e aí? Vamos ter que dar um passo atrás ou fazer uma negociação como foi a do Mateus Henrique”, acrescentou.
Desempenho de Mateus Henrique
Nesta temporada, Mateus Henrique foi titular em quatro partidas e contribuiu com uma assistência. No total, em 2024, ele participou de 39 jogos e deu quatro passes para gol. Em 2023, disputou 16 partidas e assistiu uma vez.
Ele ainda não marcou gol com a camisa do América.