O desempenho das exportações do agronegócio mineiro e o detalhamento dos números que evidenciam a força do segmento na economia do estado estão reunidos na 16ª edição do Panorama do Comércio Exterior do Agronegócio de Minas Gerais.
Este documento, disponível em inglês e português, oferece uma análise da balança comercial do agro de Minas entre 2019 e 2024, enfatizando a performance do último ano.
A publicação apresenta os principais destinos internacionais da produção mineira, rankings de estados e municípios produtores no contexto nacional e o potencial das cadeias produtivas.
“Os dados e informações trazidos pelo documento podem contribuir para a tomada de decisão de empresas e empreendedores do agro, investidores e dos próprios produtores rurais com vistas à inserção de seus produtos no mercado internacional”, explica o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária, Feliciano Nogueira.
“É parte do trabalho que a Secretaria de Agricultura vem realizando para abrir novos mercados, orientar produtores que desejam exportar e favorecer o comércio exterior”, acrescenta.
Destaques do Documento
O material descreve o perfil exportador das principais cadeias agropecuárias: café, soja, carnes (bovina, frango e suína), complexo sucroalcooleiro e produtos florestais. Além disso, analisa o cenário socioeconômico mundial que influenciou o desempenho recorde de US$ 17,1 bilhões no ano passado.
“Os resultados dos últimos seis anos, com ênfase em 2024, demonstram a resiliência e a capacidade de adaptação do agronegócio mineiro, que soube transformar desafios globais em oportunidades concretas de crescimento e liderança no cenário agroexportador nacional”, avalia o superintendente.