O basquete mundial está de luto. Morreu nesta sexta-feira (17), aos 68 anos, Oscar Schmidt, um dos maiores nomes da história do esporte e referência eterna da modalidade.
Conhecido como “Mão Santa”, Oscar passou mal e foi levado para atendimento médico no Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana, em São Paulo, mas não resistiu.
Natural de Natal, construiu uma carreira histórica ao longo de 25 temporadas como atleta profissional e se tornou o maior pontuador da história do basquete mundial, com impressionantes 49.703 pontos marcados.
O ex-jogador também detém o recorde de maior cestinha da história dos Jogos Olímpicos, com 1.093 pontos, conquistados em cinco participações consecutivas.
Carreira marcada por recordes
Nas Olimpíadas, Oscar protagonizou atuações memoráveis, como os 55 pontos anotados contra a Espanha, nos Jogos de Seul 1988 — recorde em uma única partida do torneio.
Pela Seleção Brasileira de Basquete, viveu um dos momentos mais marcantes no ouro conquistado nos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis.
Na decisão, comandou a vitória histórica do Brasil por 120 a 115 sobre os Estados Unidos, resultado que representou a primeira derrota dos norte-americanos em casa na história da competição.
Oscar também conquistou medalha de bronze no Mundial de 1978 e encerrou sua trajetória pela seleção com 7.693 pontos em 326 partidas oficiais, entre 1977 e 1996.
Seu nome entra para sempre na história como um dos maiores atletas que o Brasil já produziu.







