O Papa Francisco, fã de futebol e torcedor do San Lorenzo, faleceu nesta segunda-feira (21/4), aos 88 anos. Além de exaltar Pelé, a quem considerava maior que Messi e Maradona, ele recebeu diversos presentes de clubes brasileiros como o Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro.
Em entrevista à emissora “RAI”, o Papa foi questionado sobre suas preferências no futebol: “Eu coloco um terceiro: Pelé. São os três que eu segui. Maradona, como jogador, foi um grande, mas, como homem, falhou. Messi é corretíssimo. Um senhor. Mas, para mim, o grande é Pelé, um homem de um coração excepcional”, afirmou.
O Papa Francisco narrou ainda um encontro que teve com Pelé. “Eu falei com ele uma vez, no voo para Buenos Aires. Conversamos. Ele é um homem de uma humanidade muito grande.”
Homenagens de Clubes Brasileiros
Em janeiro, o presidente do América-MG, Alencar da Silveira Júnior, esteve no Vaticano e pediu que o Papa autografasse uma camisa do clube, que foi exibida no Boulevard Shopping.
No mesmo ano, o Papa foi premiado com o Galo de Prata, a principal honraria do Atlético-MG, e recebeu também uma camisa e uma bola autografada pelos jogadores, um momento memorável e emocionante, segundo o empresário Ricardo Guimarães.
Durante sua visita ao Brasil em 2015, a diretoria do Cruzeiro presenteou o Papa com uma camisa oficial com o número 10, entregue por Rita de Cássia, então relações públicas do clube.