O Grêmio confirmou na última segunda-feira (21) o retorno de Mano Menezes ao comando técnico da equipe.
Aos 62 anos, o treinador retorna ao clube exatos 20 anos após sua chegada ao Tricolor Gaúcho, em 2005, período em que liderou a equipe para o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro e conquistou o Campeonato Gaúcho em 2006.
Mano Menezes, que vinha do Cruzeiro, assume o cargo deixado pelo argentino Gustavo Quinteros, demitido após a derrota de 4 a 1 para o Mirassol no Brasileirão, na última quarta-feira (16).
O novo contrato de Mano vai até dezembro de 2025, e o técnico já inicia os trabalhos nesta terça-feira (22), no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre.
A reestreia do treinador está agendada para a próxima quinta-feira (24), contra o Godoy Cruz (ARG), fora de casa, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana, Grupo D.
Durante sua passagem pelo Tricolor, Mano Menezes foi vice-campeão da Libertadores da América em 2007, quando o Grêmio enfrentou o Boca Juniors (ARG) na final.
Histórico Profissional
Luiz Antônio Wencker Menezes, conhecido como Mano, foi desligado do Fluminense no fim de março e tem um currículo rico, com passagens por clubes renomados como Internacional, Corinthians, Palmeiras e Bahia. No Cruzeiro, ele conquistou a Copa do Brasil em 2017 e 2018 e foi bicampeão Mineiro em 2018 e 2019.
Além de seu trabalho em clubes, Mano Menezes também foi treinador da Seleção Brasileira entre 2010 e 2012. Ele comandou o Grêmio na histórica “Batalha dos Aflitos”, em Recife, onde o time conquistou o campeonato da Série B em 2005 ao vencer o Náutico por 1 a 0.