O Brasil entra em campo nesta terça-feira (25), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, para enfrentar a Argentina pela 14ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. A Seleção tenta quebrar um jejum que já dura 5.680 dias sem vencer os “hermanos” como visitante nas Eliminatórias.
A última vitória do Brasil sob essas condições aconteceu em 5 de setembro de 2009, quando derrotou a Argentina por 3 a 1 no Gigante de Arroyito, em Rosario. Naquela partida, os gols brasileiros foram marcados por Luís Fabiano (duas vezes) e Luisão, enquanto Dátolo descontou para os argentinos.
No último encontro entre as seleções, realizado no Maracanã em 21 de novembro, a Argentina saiu vencedora por 1 a 0, com um gol de Otamendi. O início do jogo foi atrasado devido a confrontos entre policiais e torcedores argentinos.
Nos dias que antecedem o clássico, a declaração do atacante Raphinha ganhou destaque na mídia. Em entrevista à Romário TV, ele afirmou que deseja marcar um gol e, se necessário, “partir para a briga”.
“Jogar contra a Argentina, nosso maior rival, e agora, graças a Deus, sem o Messi. Porrada neles?” perguntou Romário. “Porrada neles, sem dúvida. Porrada neles”, respondeu Raphinha.
O histórico entre Raphinha e Otamendi também é notável. Em 2021, em uma partida das Eliminatórias, o brasileiro levou uma cotovelada do zagueiro argentino, resultando em cinco pontos no rosto. Na ocasião, a arbitragem não marcou falta, e o VAR não recomendou a revisão.
Esta será a primeira vez em 20 anos que um confronto entre Brasil e Argentina não contará com Messi nem Neymar, ambos se recuperando de lesões musculares.
ONDE ASSISTIR
A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo e SporTV.