Após 15 anos no ar, o canal Viva deixará de existir. A Globo anunciou que, a partir da próxima sexta-feira (9), o canal passará a se chamar Globoplay Novelas e terá sua programação inteiramente voltada a tramas nacionais e internacionais.
A nova grade manterá a exibição de clássicos da dramaturgia da emissora, mas também incluirá produções inéditas. A primeira estreia será Guerreiros do Sol, uma novela inspirada na história de Lampião e Maria Bonita. Ela irá ao ar de segunda a sexta, às 22h40, com reprise do capítulo de sexta aos sábados. A estreia está marcada para 11 de junho, mesma data em que a produção será adicionada ao catálogo do streaming Globoplay.
Na fase inicial do novo canal, também ganharão espaço reprises de Além do Tempo (2015) e novelas internacionais como Hercai (Turquia) e O Amor Invencível (México).
Outra novidade será a faixa Batalhas Temáticas, onde o público poderá votar entre dois folhetins com elementos em comum. A primeira disputa será entre Por Amor e Laços de Família, ambas de Manoel Carlos e protagonizadas por personagens chamadas Helena. A votação será aberta em breve no site gshow, e a novela vencedora será exibida em julho.
Com a reformulação, o público perde o acesso a reprises de programas de outros gêneros que eram exibidos no VIVA, como humorísticos (A Grande Família, TV Pirata, Viva o Gordo), musicais (Som Brasil, Globo de Ouro) e produções infantis e juvenis (Sítio do Picapau Amarelo, Sandy e Júnior).