O prazo para as inscrições da segunda edição do Edital Black STEM foi prorrogado até 12 de maio. O término inicial das inscrições estava previsto para quarta-feira, e agora candidatos têm mais tempo para se inscreverem.
Este programa tem como objetivo apoiar estudantes negros brasileiros na busca por uma formação acadêmica internacional nas áreas de STEM, que englobam ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
A iniciativa, desenvolvida pelo Fundo Baobá para Equidade Racial, é apoiada pela B3 Social, uma entidade sem fins lucrativos que visa combater a desigualdade social no Brasil.
Nesta edição, o programa oferece três bolsas complementares no valor de R$ 35 mil cada, com o intuito de auxiliar a permanência de estudantes negros em universidades no exterior. Esse valor destina-se a cobrir custos anuais, como moradia, transporte, alimentação, materiais acadêmicos e mensalidades.
Os selecionados terão acesso a mentorias individuais e coletivas, apoio psicológico e terão a oportunidade de se conectar com lideranças negras, além de participar de atividades promovidas pelo Fundo Baobá e outras instituições que trabalham a temática.
No ano de 2024, quatro estudantes foram beneficiados e atualmente se encontram estudando na China, Estados Unidos e Portugal, em cursos como ciência da computação, engenharia aeroespacial e pilotagem marítima.
Os interessados em se inscrever devem acessar a página do Fundo Baobá e preencher o formulário online.
A lista com os resultados dos selecionados será divulgada no dia 8 de julho.
Quem pode se candidatar
Para participar do edital, é necessário que o candidato seja negro, cidadão brasileiro nato ou naturalizado, e tenha sido aprovado em cursos de graduação nas áreas de ciências exatas, experimentais e da saúde, tecnologia, matemática ou engenharias em universidades estrangeiras, com início letivo em 2025. Também é aceito quem estiver em fase avançada de um processo seletivo.
Além disso, é imprescindível que o candidato tenha sido aprovado em algum programa de bolsas (integral ou parcial) da instituição em que se planeja estudar, ou de outra fonte de financiamento, ou esteja em fase avançada de um processo seletivo para a obtenção de bolsa. Cursos em universidades públicas, com subsídio total ou parcial, também serão considerados.