As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 ocorrerão entre 26 de maio e 6 de junho. As provas estão marcadas para os domingos, 9 e 16 de novembro, conforme comunicado do Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (9).
O edital com as regras do Enem 2025 será publicado em breve no Diário Oficial da União. Este documento incluirá informações sobre as áreas de conhecimento avaliadas, normas para participação de candidatos treineiros, o valor da taxa de inscrição e as opções de pagamento. Na edição anterior, a taxa foi de R$ 85.
Os editais do Enem também apresentam orientações sobre como solicitar atendimento especializado e recursos de acessibilidade, além da possibilidade de participar com nome social, conforme registrado na Receita Federal.
Antes de fazer a inscrição, os candidatos devem criar seu cadastro na Página do Participante, utilizando o login único disponível no portal do governo federal, o Gov.br.
ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem foi encerrado em 2 de maio. Participantes do Enem 2024 que faltaram na prova também puderam solicitar a gratuidade. Os resultados dessas solicitações serão divulgados em 12 de maio.
Mesmo que a isenção tenha sido confirmada, será necessário realizar a inscrição no período a ser determinado no próximo edital do Enem 2025.
Candidatos que tiverem o pedido negado para a justificativa de ausência ou para a isenção da taxa poderão recorrer entre 12 e 16 de maio. O resultado das contestações será publicado em 22 de maio.
Os participantes que não solicitarem o recurso ou cuja isenção for rejeitada deverão se inscrever conforme o edital do Enem 2025.
O EXAME
O Enem é uma avaliação que mensura o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. As instituições de ensino podem utilizar os resultados como critério único ou complementar para seleção de novos alunos e também como referência para acesso a programas governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, os resultados obtidos podem ser utilizados em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênio com o Inep, facilitando o acesso à educação superior para estudantes brasileiros.