Página inicial / Notícias / Educação / Documentário e Exposição Revivem Memórias da Escola Sebastião Patrus em Juiz de Fora

- Publicidade -

Documentário e Exposição Revivem Memórias da Escola Sebastião Patrus em Juiz de Fora

Documentário e Exposição Revivem Memórias da Escola Sebastião Patrus em Juiz de Fora
Marcus Desimoni / Projeto Moradores

Uma emocionante celebração na Escola Estadual Sebastião Patrus de Sousa, em Juiz de Fora, foi marcada pelo lançamento do documentário e da exposição fotográfica do Projeto Moradores Educação, na terça-feira (13/5). A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), busca resgatar histórias de estudantes, ex-alunos, professores e moradores ligados à tradicional instituição.

A chefe de gabinete da SEE/MG, Ana Costa, ressaltou o impacto das memórias afetivas para fortalecer o pertencimento na comunidade escolar.

“Ver de perto este projeto e a gestão exemplar desta escola é motivo de orgulho para o governador Romeu Zema, o vice-governador Matheus Simões e o secretário Igor de Alvarenga”, declarou.

O evento, aberto ao público, contou com a exibição do documentário, que revelou narrativas emocionantes de pessoas que construíram e continuam a construir o legado da instituição. Os participantes do projeto receberam suas fotografias, que fizeram parte de um sensível “varal fotográfico”.

O Projeto Moradores Educação já passou por Belo Horizonte e prosseguirá em mais seis escolas estaduais até 2026, nas cidades de Poços de Caldas, Uberaba, Governador Valadares, Januária, São João das Missões e Teófilo Otoni, ampliando as vozes e histórias das escolas da rede estadual.

Resgate de Memórias

Com o objetivo de registrar as memórias das comunidades escolares, o projeto transforma as escolas em espaços de valorização da identidade cultural e do sentimento de pertencimento.

Cerca de 115 “moradores” – entre estudantes, ex-alunos, professores e funcionários – compartilharam suas histórias, criando um mosaico de afetividade pela instituição. A partir dessa documentação foi criada a exposição fotográfica e o filme documentário, que pode ser assistido aqui.

A promotora do Ministério Público e coordenadora do Caoeduc, Giselle Ribeiro de Oliveira, ressaltou a importância do projeto: “O Ministério Público deseja que esta iniciativa seja o início de uma crescente aproximação entre a comunidade e a escola, fortalecendo o papel central da instituição na vida da cidade e de seus moradores”.

Para Daniel Nunes, estudante do 3º ano, participar deste projeto é motivo de grande orgulho. “Nunca imaginei que minha história seria contada. Fiquei muito feliz em compartilhar minhas experiências e conhecer as de outras pessoas que passaram por aqui”.

A auxiliar de serviços da escola, Antuérpia da Silva Gomes, também expressou sua emoção ao ver sua trajetória retratada: “Tenho um amor imenso pelo Patrus. Meus filhos, meus irmãos e meu marido estudaram aqui. Sou como uma mãe para os alunos. Participar deste projeto é uma felicidade indescritível”.

Oficinas Culturais

Antes da exibição, a escola possibilitou oficinas culturais. Os estudantes tiveram a chance de explorar a fotografia, filmagem e documentação de histórias, refletindo sobre o papel da escola em suas vidas e o conceito de memória, resultando na série de ensaios “Escolas, Memórias e Pertencimento”, disponível no Instagram @projetomoradores.

Legado Preservado

O Projeto Moradores Educação é uma iniciativa da NITRO Histórias Visuais, originando-se do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio. Esta fase é realizada pelo Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), com a parceria da SEE/MG, apoio do MPMG e financiamento de recursos de medidas compensatórias através da Plataforma Semente.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias