A Escola Municipal Barão de Itacurussá, situada na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, receberá na próxima segunda-feira (14), às 9h, a nova edição do projeto Lá Vem Escola. Este programa atenderá mais de 13 mil alunos de 30 escolas da rede pública de ensino.
A iniciativa, promovida pela ONG Parceiros da Educação Rio, visa proporcionar uma vivência artística aos estudantes e ampliar o acervo das bibliotecas escolares, com a doação de até 2 mil livros infantis.
Em declaração, Lêda Fonseca, coordenadora pedagógica e idealizadora do projeto, enfatiza a importância da cultura no ambiente escolar: “O contato com apresentações artísticas e literatura no cotidiano escolar amplia o repertório cultural e incentiva a valorização da diversidade artística”.
“O contato com apresentações artísticas e literatura no cotidiano escolar amplia o repertório cultural e incentiva a valorização da diversidade artística”, destaca Lêda Fonseca.
Além disso, o escritor e roteirista César Cardoso, conhecido por sua atuação em programas como Sai de Baixo e A Grande Família, estará presente na inauguração. Ele é autor de um dos livros doados e realizará uma palestra sobre leitura.
Formação de mediadores de leitura
Em celebração ao título de Rio, Capital Mundial do Livro, concedido pela UNESCO, a ONG Parceiros da Educação Rio está lançando uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Juntas, elas formarão mediadores de leitura que atuarão em escolas públicas.
Esse projeto visa capacitar estudantes universitários para guiar encontros literários com alunos e professores da rede municipal, abrangendo do ensino infantil ao 5º ano do ensino fundamental. O programa oferecerá bolsas de R$ 1.000 para 24 alunos de diversos cursos da UFRJ, que realizarão visitas duas vezes por semana em 30 escolas públicas para fomentar o hábito da leitura.
O título de Capital Mundial do Livro, concedido à cidade do Rio de Janeiro, foi anunciado em um evento no Real Gabinete Português de Leitura, com a presença do prefeito Eduardo Paes e da ministra da Cultura, Margareth Menezes. Esta é a primeira vez que uma escola de língua portuguesa recebe tal distinção, que tem como finalidade estimular a leitura e o acesso ao conhecimento.