A partir de 30 de abril, estão abertas as inscrições para a 4ª Olimpíada Mirim de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). A competição é destinada a alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. A data limite para as inscrições é 10 de junho.
Até agora, quase 11 milhões de estudantes participaram das três edições anteriores da competição, que também aceita a participação de professores de todo o país.
“A Olimpíada Mirim é uma oportunidade tanto para os alunos dos anos iniciais quanto para seus professores, com o objetivo de tornar a matemática mais lúdica e desafiadora nas salas de aula”, destaca o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana.
A competição ocorrerá em duas fases. A 1ª etapa acontecerá em 26 de agosto e consistirá em uma prova classificatória com 15 questões objetivas. Apenas os estudantes que se destacarem nesta fase poderão avançar para a 2ª fase, que ocorrerá em 11 de novembro e também contará com 15 questões objetivas. O conteúdo abordado nas provas será adequado ao nível escolar dos alunos, dividido entre os níveis Mirim 1 (2º e 3º anos) e Mirim 2 (4º e 5º anos).
Os participantes poderão receber certificados digitais que equivalem a medalhas de ouro, prata e bronze, em reconhecimento ao desempenho dos alunos.
“Esta iniciativa tem se mostrado um importante incentivo ao raciocínio lógico e matemático entre os estudantes do ensino fundamental. Esperamos ver uma grande participação de escolas públicas e privadas em mais esta edição”, afirma Jorge Vitório Pereira, diretor adjunto e gerente de olimpíadas do Impa.
Como se Inscrever
As instituições de ensino interessadas devem acessar o site olimpiadamirim.obmep.org.br e utilizar o código MEC/Inep para criar uma senha. O acesso à plataforma será feito através do login e da senha criada no ato da inscrição. É importante ressaltar que as inscrições devem ser realizadas exclusivamente por escolas públicas municipais, estaduais, federais, secretarias de educação e unidades privadas.
A inscrição para as escolas públicas é gratuita, enquanto as escolas privadas devem pagar uma taxa dentro do prazo estipulado. Ao realizar a inscrição, o responsável deverá informar o número total de alunos participantes, sem a necessidade de inscrever cada aluno individualmente.