Página inicial / Notícias / Economia / Prazo para declaração do Imposto de Renda se encerra com um terço dos brasileiros pendentes

- Publicidade -

Prazo para declaração do Imposto de Renda se encerra com um terço dos brasileiros pendentes

Prazo para declaração do Imposto de Renda se encerra com um terço dos brasileiros pendentes
Foto: Reprodução/Pillar Pedreira/Agência Senado

Com o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda em 30 de maio, aproximadamente um terço dos contribuintes brasileiros ainda não havia realizado o procedimento até a última sexta-feira, 23. A Receita Federal informou que, até às 18h, foram recebidas 30.328.822 declarações, representando 65,65% do total esperado de 46,2 milhões de documentos.

Entre as declarações já enviadas, 62,6% têm direito à restituição, enquanto 20,2% devem pagar imposto e 17,2% não terão valores a receber ou a recolher. A maioria dos contribuintes, com 83,6%, optou pelo programa de computador para enviar a declaração, enquanto 10,9% utilizaram o preenchimento online e 5,5% o aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’, disponível para dispositivos móveis.

Quase metade dos declarantes, 48,4%, fez uso da versão pré-preenchida, que já traz dados automaticamente preenchidos. Essa versão, que foi disponibilizada em 1º de abril, teve a atualização atrasada neste ano, em função da greve dos auditores fiscais. Além disso, 56,4% dos contribuintes optaram pelo desconto simplificado.

A Receita Federal projeta um aumento de quase 7% nas declarações em relação ao último ano, que teve 43,2 milhões de envios. Para este ano, devem declarar as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 em 2024 ou uma receita bruta superior a R$ 169.440 em atividade rural. Estão isentas aquelas que ganharam até dois salários mínimos mensais, desde que não se encaixem em outros critérios legais.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias