Em nova crítica à política comercial do governo Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, dia 10, que o protecionismo apenas beneficia aqueles que o praticam.
Lula destacou suas críticas ao presidente dos EUA em uma reunião com Vladimir Putin no Kremlin e conversou com jornalistas minutos antes de sua partida da capital russa, encerrando sua visita ao país.
Na ocasião, o presidente brasileiro mencionou a sua intenção de discutir no próximo encontro do Brics a adoção de barreiras comerciais pelos EUA, cúpula que acontecerá em julho no Rio de Janeiro.
Além disso, Lula também planeja abordar o tema durante sua viagem à China e em encontros com o presidente Xi Jinping, que lidera o principal concorrente econômico de Washington.
Rebatendo uma expressão de um membro do governo Trump que se referia à América Latina como um “quintal”, ele afirmou que o Brasil deseja ser tratado com respeito pelos EUA.
Outro ponto mencionado por Lula foi sua vontade de discutir com o governo russo a pesquisa para a exploração de minerais críticos no Brasil.
De acordo com informações do Estadão, durante a reunião com Putin e ministros do Brasil e da Rússia no Kremlin, o governo brasileiro expressou interesse em comprar mais gás natural da Rússia, que possui estoques devido à interrupção do fornecimento à Europa, além de buscar cooperação na construção de pequenos reatores nucleares para geração de energia.