Página inicial / Notícias / Economia / Cemig orienta sobre uso consciente de energia após tarifação amarela em maio

- Publicidade -

Cemig orienta sobre uso consciente de energia após tarifação amarela em maio

Cemig orienta sobre uso consciente de energia após tarifação amarela em maio
Cemig / Divulgação

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) oferece orientações a seus mais de 9,4 milhões de clientes para utilizar energia elétrica de maneira consciente, especialmente após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ter anunciado a bandeira tarifária amarela para o mês de maio.

Essa nova bandeira representa um custo extra de R$ 1,885 para cada 100 kilowatts-hora (kWh) consumidos. Até então, a bandeira estava verde desde dezembro de 2024, indicando condições favoráveis para geração de energia no Brasil. A mudança, conforme a Aneel, foi motivada pela redução das chuvas, marcando a transição do período chuvoso para o seco.

O engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Welhiton Adriano de Castro Silva, destacou a importância da economia de energia para evitar surpresas financeiras nas faturas: “O consumo de energia depende, basicamente, de duas variáveis: a potência dos equipamentos (em Watts) e o tempo de utilização (em horas). Assim, mudanças nos hábitos de consumo são essenciais; pequenas atitudes no dia a dia podem resultar em economias significativas na conta no fim do mês.”

Dicas da Cemig

As bandeiras tarifárias que afetam as contas de energia em todo o Brasil são definidas pela Aneel, valendo para todos os consumidores. A alteração nas condições hidrológicas, com o fim do período chuvoso, afeta diretamente a previsão de geração de energia das hidrelétricas. Isso poderá provocar uma maior utilização de usinas termelétricas, cujos custos de geração de energia são mais altos devido ao uso de combustíveis fósseis.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias