O volume de vendas do varejo alcançou em fevereiro um patamar 9,1% acima do nível registrado em fevereiro de 2020, o período pré-pandemia. Segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quarta-feira, 9, as vendas do varejo ampliado, que incluem a comercialização de veículos, material de construção e atacado alimentício, estão 5,5% acima do mesmo período.
O relatório indica que diversos segmentos já superaram os níveis pré-crise sanitária. Os destaques incluem:
- Artigos farmacêuticos: 35,1% acima
- Veículos: 13,2% acima
- Supermercados: 12,7% acima
- Combustíveis e lubrificantes: 9,8% acima
- Material de construção: 9,3% acima
No entanto, nem todos os segmentos apresentaram crescimento. Os seguintes setores estão ainda abaixo do nível de fevereiro de 2020:
- Móveis e eletrodomésticos: 3,2% abaixo
- Artigos de uso pessoal e doméstico: 5,4% abaixo
- Equipamentos de informática e comunicação: 11,9% abaixo
- Tecidos, vestuário e calçados: 18,2% abaixo
- Livros e papelaria: 54,5% abaixo