Página inicial / Notícias / Economia / Trump recua e mostra sinais de insegurança no Tesouro dos EUA, aponta Pine

- Publicidade -

Trump recua e mostra sinais de insegurança no Tesouro dos EUA, aponta Pine

Trump recua e mostra sinais de insegurança no Tesouro dos EUA, aponta Pine
© Kevin Mohatt/Reuters

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reverteu sua posição sobre as tarifas recíprocas em resposta à perda de confiança do mercado americano nos títulos do Tesouro (treasuries), que são considerados o investimento mais seguro do mundo.

A análise foi apresentada por Cristiano Oliveira, diretor de pesquisa econômica do banco Pine e ex-economista-chefe dos bancos Safra e Fibra, durante o evento Pine Talks, realizado nesta quinta-feira (10).

“O S&P acumulava uma queda de 16% no ano, e o Nasdaq apresentava uma queda de 20%. Nesse cenário, os investidores costumam comprar treasuries, fazendo com que a taxa caia. No entanto, havia pessoas se desfazendo de treasuries em Wall Street, o que levou as taxas a dispararem. Isso reflete a falta de confiança do investidor americano no seu próprio país”, destacou Oliveira. “Diante desse quadro, Trump voltou atrás em sua posição sobre as tarifas.”

Oliveira também fez previsões sobre a economia: ele estima que o PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos perderá 0,7 ponto percentual devido às tarifas impostas por Trump neste ano. Em contrapartida, a China deve sofrer um impacto negativo de 0,25 ponto, enquanto o Brasil pode apresentar um ganho de 0,1 ponto.

Para Oliveira, o Federal Reserve (banco central americano) deverá realizar cortes na taxa de juros de forma menos acentuada do que se esperava. “O Fed enfrenta uma situação desafiadora, pois se depara com uma desaceleração econômica gradual e prolongada durante todo o mandato de Trump, ao mesmo tempo que lidará com pressões inflacionárias nos Estados Unidos”, concluiu.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias