O presidente americano, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira que não houve isenção de tarifas para dispositivos eletrônicos e componentes, mencionando que estes produtos pertencem a uma categoria tarifária diferente que ainda está sendo analisada.
Na sexta-feira, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) informou que produtos como celulares, computadores e semicondutores estavam isentos das tarifas de 10% impostas a diversos países, e 145% à China, em represália a suas ações comerciais.
Trump fez questão de ressaltar em sua rede social, Truth Social, que a isenção não foi anunciada e que os produtos são alvos de tarifas relacionadas ao fentanil, uma droga, que estão sendo realocadas para uma nova categoria tarifária. O ex-presidente mencionou também que o governo americano está revisando a cadeia de suprimentos de eletrônicos e analisando a possibilidade de novas tarifas específicas sobre semicondutores.
As declarações de Trump seguem o posicionamento de seu Secretário de Comércio, Howard Lutnick, que afirmou em entrevista que as tarifas específicas devem ser implementadas em breve.
Acompanhe mais: Governo Trump exclui computadores, smartphones e chips de tarifas da China