Página inicial / Notícias / Economia / PIB dos EUA tem queda de 0,3% no primeiro trimestre durante guerra comercial

- Publicidade -

PIB dos EUA tem queda de 0,3% no primeiro trimestre durante guerra comercial

PIB dos EUA tem queda de 0,3% no primeiro trimestre durante guerra comercial
©

Getty Images

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – A economia dos Estados Unidos registrou uma queda de 0,3% no PIB em termos anuais no primeiro trimestre, reflexo da guerra comercial iniciada durante a gestão de Donald Trump, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Bureau de Análise Econômica (BEA).

Essa diminuição no PIB contrasta com o crescimento de 2,4% observado no semestre anterior e representa a maior queda desde o primeiro trimestre de 2022.

A redução estava prevista por alguns analistas, mas superou as expectativas. Economistas consultados pelo The Wall Street Journal esperavam uma expansão de 0,4%. O New York Times informou que o modelo econômico do Federal Reserve Bank de Atlanta indicava uma contração de 1,5%, enquanto o modelo do Fed de Nova York previu crescimento de 2,6%.

A queda foi influenciada pela corrida das empresas para acumular estoques antes do aumento nas tarifas impostas por Trump, com dados do Censo dos EUA de terça-feira (29) mostrando um déficit comercial de mercadorias recorde em março. Os dados indicam que as importações aumentaram 41,3%, ao passo que as exportações cresceram apenas 1,8% no primeiro trimestre.

A diferença entre importações e exportações é um componente crítico no cálculo do PIB, além de medir o consumo doméstico, o investimento e os gastos governamentais. Após a divulgação dos dados, futuros de ações caíram e os rendimentos dos títulos do Tesouro subiram ligeiramente, com o rendimento do Tesouro de dois anos aumentando 0,01 pontos percentuais, atingindo 3,66%.

Nenhuma mudança significativa foi observada nas previsões de cortes nas taxas de juros, com investidores esperando cerca de quatro cortes ao longo do ano. Vários analistas de Wall Street revisaram suas previsões de crescimento do primeiro trimestre para baixo, seguindo a divulgação dos números do comércio.

O BEA também destacou que a queda na produção do primeiro trimestre refletiu uma redução nos gastos governamentais. Essas alterações foram parcialmente compensadas por aumentos em investimentos, gastos do consumidor e exportações.

Segundo a previsão do FMI divulgada na semana passada, o PIB dos EUA pode expandir apenas 1,8% este ano, abaixo da expectativa anterior de 2,7%. Muitos analistas do setor não preveem crescimento.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias