A partir de quinta-feira, 24 de abril, aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começarão a receber a primeira parcela do 13º salário e o benefício referente ao mês de abril. Essa antecipação foi anunciada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seguindo a prática iniciada em 2020.
O total de 34,2 milhões de segurados será beneficiado com os pagamentos, que ocorrerão entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Os depósitos seguem o calendário anual da Previdência Social e são determinados pelo número final do benefício, desconsiderando o dígito verificador.
Os valores serão disponibilizados no banco onde cada segurado recebe seus benefícios. De acordo com a ordem de prioridade, primeiro são pagos aqueles que recebem um salário mínimo, estimado em R$ 1.518 para este ano, seguido pelos que têm direito a valores superiores, até o teto do INSS, que será R$ 8.157,41 em 2025.
Para quem se aposentou em janeiro de 2023 ou já estava aposentado antes, a primeira parcela corresponde à metade do valor do benefício. Nos casos de aposentadoria iniciada após fevereiro, o pagamento será proporcional ao número de meses recebidos.
Beneficiários de auxílio-doença também terão um cálculo proporcional para o 13º, levando em conta os meses em que o benefício está ativo. As aposentadorias concedidas após o pagamento da primeira e segunda parcelas, que será feito em maio, receberão os valores proporcionais na competência de novembro.
Têm direito ao 13º todos os beneficiários de aposentadorias, pensões e auxílios, exceto os que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e a RMV (Renda Mensal Vitalícia).
A segunda parcela do 13º será paga entre 26 de maio e 6 de junho. Nela, pode ocorrer o desconto do Imposto de Renda, caso o segurado esteja obrigado a isso.
Desde 2023, aqueles que recebem até dois salários mínimos estão isentos do IR, e a tabela deste ano foi corrigida por medida provisória para evitar descontos.
Para consultas sobre valores e datas de pagamento, o segurado pode acessar o aplicativo Meu INSS ou o site do governo, desde que tenha senha do portal Gov.br.
Como consultar o 13º do INSS:
Pelo Site:
- Acesse www.meu.inss.gov.br
- Na página inicial, clique em “Entrar com gov.br”
- Informe seu CPF e clique em “Continuar”
- Digite sua senha e clique em “Entrar”
- Na página inicial, clique em “Extrato de Pagamento de Benefício”
- Veja a “Competência (Mês)” e cheque os valores a serem pagos e a previsão de pagamento
- O código 101 indica o valor da aposentadoria e o código 104 corresponde ao 13º
- Se houver empréstimo consignado, aparecerá também no extrato
- É possível gerar o PDF clicando em “Baixar Documento” no final da página
Pelo Aplicativo:
- Baixe ou abra o app Meu INSS
- Clique em “Entrar com gov.br”
- Informe seu CPF e clique em “Continuar”; depois digite sua senha
- Na página inicial, vá em “Extrato de Pagamento de Benefício”
- Clique na seta ao lado do pagamento de abril para abrir o extrato
- Veja a competência, o valor a receber e a data prevista de pagamento
- A aposentadoria ou pensão estará sob o código 101 e o valor do 13º no código 104
- Empréstimos consignados também serão informados no extrato
- É possível gerar o PDF clicando em “Baixar Documento” no final da página