A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, convocou uma reunião nesta terça-feira, dia 25, para discutir diretrizes estratégicas direcionadas ao setor de aço na União Europeia (UE), em resposta às tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O encontro está agendado para o dia 4 de março e contará com a participação de representantes-chave da indústria, fornecedores e membros da sociedade civil.
Em nota, von der Leyen destacou: “Frente aos desafios sem precedentes – como o aumento dos custos de energia, dificuldades com matérias-primas, competição global desleal e novas tarifas dos EUA – a indústria de aço precisa de uma ação direcionada. Vamos garantir que a indústria europeia de aço permaneça competitiva e sustentável a longo prazo”.
A chefe do braço executivo da UE enfatizou que a discussão terá como base o Compasso de Competitividade do bloco e as normas de indústria limpa, visando a formatação do Plano de Ação de Aço e Metais. Entre os pontos principais do plano estão propostas para elevar a competitividade, promover a transição limpa, descarbonização, eletrificação e assegurar relações comerciais justas.